Home Pixel Art : 100 desenhos para imprimir

Pixel Art : 100 desenhos para imprimir

O que é Pixel Art ?

Pixel Art é uma forma de arte digital retrô. O que a caracteriza é seu estilo visual único, em que cada pixel individual serve como os elementos constituintes que compõem a imagem. O efeito resultante é um estilo visual muito parecido com arte em mosaico, ponto cruz e outras técnicas de bordado.

Essa arte é inspirada na estética gráfica dos videogames dos anos 80, como Mario ou Zelda.

Os criadores dessa tendência se inspiraram no mundo dos jogos e desenhos animados de nossa infância para criar as primeiras imagens em estilo pixelizado.

Essa estética distinta e a associação emocional ligada à Pixel Art contribuíram para seu sucesso ao longo das gerações.

Hoje em dia, essa arte não é apenas uma forma que evoca a aparência de imagens de computador e videogames. Na verdade, esse tipo de desenho é usado em todos os lugares! Seja para representar animais, personagens de mangá, comida e até mesmo o Papai Noel…

De onde vem a pixel art ?

A pixel art existe desde o surgimento do primeiro software de imagens e dos primeiros videogames 2D.

Mas o termo foi cunhado pela primeira vez por Robert Flegal e Adele Goldberg da Xerox em 1982.

A pixel art, embora na época não fosse considerada arte, era uma maneira para os desenvolvedores criarem imagens usando recursos gráficos e de processamento limitados. As placas gráficas ainda não conseguiam renderizar mais do que alguns pixels, então os programadores tinham que trabalhar com cada pixel e garantir que a imagem geral fizesse sentido. Era uma técnica minuciosa e desafiadora, que se tornou obsoleta com o avanço tecnológico.

No entanto, esse estilo visual não desapareceu e se transformou em arte digital.

Na verdade, muitos jogos modernos ainda usam a pixel art como tema visual principal.

Como desenhar Pixel Art facilmente ?

Para ter sucesso em um desenho em estilo pixel art, você precisa:

Compreender que os pixels, que são pequenos quadrados contendo cada um uma única cor, podem criar uma imagem ou padrão maior. Este primeiro passo é fundamental para desenhar em estilo pixel art,
Determinar o tamanho dos pixels que deseja usar. De fato, quanto menor o pixel, mais detalhes intrincados você pode obter,
Escolher sua paleta de cores. A maioria das pixel art utiliza apenas algumas cores. Em geral, o contorno do desenho é feito em preto e cores nítidas são usadas para as formas do desenho,
Criar sua grade e começar a colorir os pixels.

É difícil desenhar com Pixel Art ?

A pixel art é fácil de aprender e não há limites para o que você pode fazer com ela. É uma forma de arte que usa elementos de cores distintas para criar imagens.

Assim como o estilo Kawaii ou o pontilhismo, a pixel art é fácil de entender e, uma vez que você conhece os fundamentos, pode se divertir desenhando o que quiser.

A pixel art requer grande atenção. Ao contrário da pintura, onde é possível fazer pinceladas amplas, um artista de pixel deve posicionar cada ponto de sua imagem com precisão. Além disso, um bom artista de pixel deve ser capaz de reproduzir a forma básica de um sujeito, simplificando-o.

Como aprender Pixel Art ?

Descubra a pixel art estudando os desenhos pixelizados disponíveis em nosso site.

Oferecemos muitos modelos para reproduzir em temas muito variados. Por exemplo, temos desenhos pixelizados de animais, Pokemon, Harry Potter, Naruto e personagens da Disney.

Pratique regularmente copiando nossos modelos, e em breve você será capaz de criar suas próprias obras…

Exit mobile version